Não é novidade o fato de estarmos enfrentando a maior pandemia da geração nesse momento. Mas, o que pode não ser tão conhecido, é o fato de que existem outras ameaças que precisam de nossa atenção nesses tempos. Saiba neste artigo as principais formas de se defender nesse momento de pandemia, principalmente em Home Office.

Este texto é voltado principalmente para você que está trabalhando em casa nessa pandemia, e se aplica também a você que utiliza a internet em casa para fins particulares. A segurança é para todos!

Segundo o Jornal Estadão os ataques cibernéticos cresceram 131% na pandemia. Isso é bastante expressivo! E os principais ataques estão relacionados ao Phishing. 

O que é Phishing?

O site mawarebytes.com define Phishing como o crime de enganar as pessoas para que compartilhem informações confidenciais como senhas e número de cartões de crédito. Como em uma verdadeira pescaria, há mais de uma maneira fisgar uma vítima, mas uma tática de phishing é a mais comum.

Trata-se de lhe entregar informações extremamente convidativas, como um e-mail informando um prêmio recebido, ou mesmo uma mensagem no WhatsApp lhe convidando a ver fotos de um amigo, vindo de alguém que você não pode confirmar a identidade.

Essa técnica de ataque tem se proliferado, principalmente porque estando em Home Office nós profissionais costumamos estar menos atentos aos detalhes deste tipo de informação que quando estamos na empresa. Saiba que o phishing é apenas a porta de entrada do invasor. E ao entrar, ele pode prejudicar bastante.

Como me proteger das diversas ameaças da internet?

É fato que as ameaças estão em todos os ambientes, mas em casa, por termos uma rede doméstica simples nós não costumamos nos preocupar com a segurança como em uma empresa. Por conta disso hackers do mundo todo tem se aproveitado da crise mundial e buscado invadir dispositivos.

Mas, com alguns passos é possível reduzirmos os riscos de invasão. Acompanhe comigo!

Sempre que possível, utilize uma VPN

Rede privada virtual, do inglês Virtual Private Network, é uma rede de comunicações privada construída sobre uma rede de comunicações pública. O tráfego de dados é levado pela rede pública utilizando protocolos padrões, não necessariamente seguros.

As empresas costumam oferecer uma VPN própria para os colaboradores em Home Office. Se sua empresa lhe fornece isso, sempre a utilize!

Diversos ataques virtuais de hackers utilizam sua rede doméstica para roubar informações de sistemas, ao se conectar à uma VPN você está estabelecendo uma conexão segura com os servidores da sua empresa e trabalhando com toda a proteção oferecida por ela para garantir a segurança de todos os dados trafegados.

Utilize senhas fortes!

Existem inúmeras formas da sua senha ser exposta, desde a adivinhação, ou mesmo usar um ataque de phishing para fazer você entrar em um site comprometido, ou usar um ataque de força bruta para tentar um grande número de combinações em rápida sucessão.

Diante disso, para que você fique mais seguro é muito importante manter senhas fortes e únicas. Não podemos utilizar a mesma senha em vários sistemas. Bem como não podemos utilizar a mesma senha por mais de 3 meses, visando a segurança.

Troque suas senhas do e-mail e sistemas em geral por sequências de pelo menos 12 dígitos mesclando números, letras e símbolos. Uma dica para a criação de boas senhas é a utilização de frases longas na senha, por exemplo: VouTrabalharSeguro@2020

Não compartilhe seu WiFi em casa!

Este ponto é muito importante. Do mesmo modo que não podemos ter senhas fracas em nossos e-mails e sistemas, não podemos manter senhas fracas em nossas redes WiFi domésticas.

Existem muitos riscos ao se utilizar uma rede WiFi que está sendo acessada por algum indivíduo que não conhecemos. Isso deixa nossos dispositivos vulneráveis, com isso, até mesmo serviços que contam com fortes mecanismos de segurança, como bancos e sites de compras, podem estar vulneráveis a esses ataques. 

Embora o acesso seja criptografado para ser reconhecido apenas no site ou aplicativo que você tentou acessar, existem sistemas que ‘espalham’ as informações que você digitou, para dar acesso à sua conta bancária, por exemplo.

Assim, mesmo que seja completamente codificada, essa informação pode cair nas mãos de hackers mal intencionados.

Muitas vezes compartilhamos nosso WiFi com vizinhos, amigos, e pessoas que não são de nossa família. É importante alterar a senha do WiFi se você o compartilha, e manter o acesso restrito a sua rede enquanto você estiver trabalhando em casa. Se um invasor acessar seu WiFi rapidamente poderá controlar os equipamentos de sua residência, bem como acessar os dados da empresa.

Tenha cuidado extra com spams!

Hackers estão criando ataques direcionados aos e-mails citando assuntos pertinentes ao trabalho em casa. Muitos e-mails com vírus e segundas intenções são enviados, por isso, antes de clicar em qualquer link presente em algum e-mail confira se você conhece o remetente, e se o assunto enviado no e-mail é de seu conhecimento. Se houver dúvida, ligue para o remetente do e-mail e confirme a autenticidade das informações antes de clicar!

Fique tranquilo!

A melhor forma de conter as ameaças virtuais é manter a tranquilidade sempre, buscando estar atento a todos os e-mails e mensagens que recebe. Bem como, redobrar o cuidado com sua rede doméstica e computador.

Sabemos que mesmo existindo diversos motivos para nos preocupar, nós conseguimos conter as principais ameaças acrescentando cuidado e atenção em nosso dia a dia!

Deixe uma resposta