Trabalhar remotamente sempre foi o desejo de muitos profissionais. Eu já trabalho assim desde muito antes da pandemia, porém, nem sempre em minha casa, e nem sempre em período integral.

Photo by manny PANTOJA on Unsplash

Dentre minhas experiências profissionais já tive uma empresa de Marketing Digital onde 100% do trabalho era em casa, foi quando montei meu escritório. Desde então venho lendo sobre o assunto e principalmente desenvolvendo minhas técnicas para trabalhar desta forma.

Atualmente trabalhar remotamente pode ser um desafio para muitas pessoas que não conheciam o formato de trabalho, ou mesmo, para as que conheciam, mas como eu não faziam uso deste modelo integralmente.

Neste sentido vou compartilhar por aqui minhas dicas de produtividade remota, contato com o auxílio de ferramentas OpenSource (E não opensource também…) visando maximizar a segurança e produtividade enquanto estamos remotos.

Eu estou escrevendo este artigo desde o início da quarentena, mas devido a outros assuntos acabei postergando a publicação deste post. Então, vi um artigo excelente no Linkedin de um professor parceiro e resolvi finalizar minhas dicas por aqui. Eu recomendo que leia o artigo dele também. É só clicar aqui.

Dividirei o artigo em seções, sendo elas Comunicação e Colaboração, Segurança e Surfando na Onda. Nesta última falarei sobre softwares não essenciais para o trabalho remoto, mas que são a cereja do bolo se usados.

Comunicação e Colaboração

Photo by Smartworks Coworking on Unsplash

Em minha opinião o maior desafio do trabalho remoto é a comunicação. Você trabalha em equipe? Se sim, como você tem se comunicado com seu time? Você percebeu alguma deficiência nesta comunicação nestes tempos de trabalho remoto? Pois é… Eu também.

As principais ferramentas para comunicação, seja no trabalho ou não, são os mensageiros. Com certeza você utiliza algum software para troca de mensagens entre sua equipe. Dentre os mais populares estão o WhatsApp e o Telegram. São excelentes, mas não são ferramentas corporativas!

Tem uma galera que utiliza o Skype for Business e o Microsoft Teams para esta comunicação profissional. Mas, vamos falar de algumas alternativas OpenSource a estes softwares.

Rocket.Chat

Alternativa para: Microsoft Teams, Slack, Skype

Acesse aqui: https://rocket.chat/

O Rocket.Chat é uma plataforma de comunicação de equipe de código aberto. O Rocket.Chat também tem uma versão paga, com limites mais largos, porém. Sendo OpenSource está disponível no Github, totalmente customizável.

Pouca gente sabe, mas o Rocket.Chat é brasileiro. Foi criado em 2015 por Gabriel Engel,  como uma ferramenta de suporte de bate-papo ao vivo criada no Meteor. De lá para cá, o software recebeu financiamento da New Enterprise Associates (nos EUA) em 2016, no valor de US$ 5.000.000, ganhou prêmios como Bossie Award 2016 como Melhor Aplicativo de Código Aberto e também All Things Open Startup Competition, de 2017.

Em sua versão gratuita oferece de maneira ilimitada os recursos:

  • Conferência de áudio e vídeo;
  • Acesso de usuário convidado;
  • Compartilhamento de tela e arquivos;
  • LiveChat;
  • LDAP Group Sync;
  • Autenticação de dois fatores;
  • Criptografia E2E;
  • Single Sing On;
  • Usuários ilimitados e convidados em canais;
  • Pesquisa de mensagens facilitada.

Jisi

Alternativa para: Zoom, Webex…

Acesse aqui: https://meet.jit.si/

Jitsi é uma aplicação software livre e de código aberto multiplataforma para voz, videoconferência e mensageiro instantâneo para GNU/Linux, Windows e Mac OS X e Android. Ele suporta muitos protocolos populares de mensageiros instantâneos e de telefonia, incluindo clientes da Web, Android e iOS.

Esta aplicação utiliza a mesma criptografia utilizada no WhatsApp. Logo, é uma alternativa bem segura ao vulnerável Zoom. Afinal, não é novidade que este software é muito vulnerável. Veja algumas vulnerabilidades nas notícias abaixo:

Para além da criptografia, o Jitsi oferece outras funcionalidades que evitam problemas que se tornaram comuns em outras plataformas. Uma delas combate o chamado Zoombombing, quando terceiros têm acesso a URL e senha do Zoom e conseguem invadir reuniões para praticar trolagens. Os desenvolvedores do Jitsi querem reduzir esse tipo de ataque a partir da geração aleatória de nomes de reuniões, permitindo aos participantes escolherem nomes mais complicados de se adivinhar.

Além disso, o programa não exige que as reuniões sejam criadas com antecedência. O usuário pode criar esse tipo de evento apenas quando a primeira pessoa o acessa e pode desativá-la quando o último membro sai. Com isso, os “troladores” de plantão tem menos tempo para invadir.

Para completar, o Jitsi investe em outro ponto primordial: facilidade de uso. Ao contrário dos rivais, os usuários não precisam baixar nada para utilizá-lo. Ele funciona diretamente no navegador e também conta com versões mobile para Android e iOS.

Fonte: Jitsi.org / Business Insider / 8×8  

OnlyOffice

Alternativa para: Google Docs, Microsoft Word, PowerPoint…

Acesse aqui: https://www.onlyoffice.com

O ONLYOFFICE é um pacote de escritório auto-hospedado para trabalhar em documentos de texto, planilhas e apresentações de todos os formatos populares. Compatibilidade total garantida com os formatos do MS Office.

O bacana desta suíte office é o fato de poder ser integrada a uma nuvem interna do NextCloud, que falaremos na próxima seção. Com essa integração todo o time pode trabalhar de forma tranquila em documentos diersos.

Também possui aplicativo para Android, IOS, Windows, Linux… Então a compatibilidade é bem grande! Possui versão paga e gratuita. E é OpenSource.

NextCloud

Alternativa para: Google Drive, Onedrive, Dropbox…

Acesse aqui: https://nextcloud.com/

O Nextcloud é software open source que permite hospedar e compartilhar arquivos de forma segura e privativa. Mesmo sendo parecido com o Dropbox, vai muito além e oferece diversas integrações com aplicativos que o tornam a suíte ideal para a colaboração no trabalho remoto.

O NextCloud armazena arquivos de forma criptografada, em estruturas convencionais de diretórios, permitindo seu acesso a partir de uma interface web. A sincronização está disponível para dispositivos das plataformas Windows, Linux, OS, Android e iOS.

Com efeito, o compartilhamento do conteúdo armazenado pode ser definido de diferentes formas:

  • Para usuários ou grupos de usuários,
  • Com opções diferenciadas de acesso para leitura ou leitura e gravação,
  • Através de URL’s públicos,
  • Com ou sem senhas para acesso,
  • Com ou sem data de expiração.

Além disso, outros recursos presentes no NextCloud são:

  • Bate-papo de áudio / vídeo,
  • Edição colaborativa de documentos,
  • Integração com o Outlook,
  • Autenticação de dois fatores,
  • Proteção de força bruta,
  • CSP 3.0 (Política de Segurança de Conteúdo),
  • Log de auditoria,
  • Opções de criptografia do lado do servidor ou de ponta a ponta,
  • Regras de compartilhamento controladas pelo administrador.

As diversas extensões disponíveis para o NextCloud permitem a integração de ferramentas como:

  • Calendário;
  • Lista de contatos;
  • Streaming para mídia;
  • Editor de texto;
  • Bookmarking;
  • Encurtamento de URL;
  • Galeria;
  • Leitor para RSS;
  • Ferramentas de visualização de documentos;
  • Conexão ao Google Drive, ao Dropbox e ao Amazon S3.

Tudo isso faz do NextCloud algo mais que apenas um “Dropbox grátis”.

Fonte: Hostone, NextCloud

Segurança no Trabalho Remoto

Photo by Arian Darvishi on Unsplash

Segurança é uma preocupação que devemos ter independente do trabalho remoto. Mas, remotamente todos os ataques aumentam consideravelmente! Por isso, é sempre bom relembrar que as ferramentas abaixo visam melhorar de forma geral a segurança em seu trabalho. Mas, cada aplicação deve implementar a segurança nela mesma, desde seu sistema operacional que deve funcionar com um bom antivírus, até o sistema de gestão de sua empresa que precisa estar protegido.

OpenVPN

Acessível em: https://openvpn.net/

OpenVPN é um aplicativo que implementa a Rede Privada Virtual (VPN) para a criação de conexões seguras ponto a ponto o site a site, que lhes permitem aos clientes OpenVPN como laptops, ​smartphones e tablets conectar usando uma autenticação de dois fatores.  Que suporta SSL / TLS para a troca de chaves, como parte da autenticação, além do nome de usuário e senha.  Também tem a capacidade de suportar até cinco (5) túneis de OpenVPN.

DICA RAPIDA:  Um túnel OpenVPN pode ser full (completa) ou split (dividida.  Um Full Tunnel (túnel completa) exige que todo o tráfego é enviado para o servidor OpenVPN, enquanto que um Split Tunnel (túnel dividido) permite que um cliente OpenVPN para acessar os recursos da Internet ligados através da Internet Service Provider (ISP) (Provedor de Serviços de Internet (ISP).

Dentre as várias funcionalidades que o OpenVPN implementa estão:

  • suporte a instâncias de servidor multicliente (isto é, permitir ao servidor receber conexões de múltiplos clientes);
  • autenticação por meio de username / password;
  • interface de gerenciamento;
  • melhorias no adaptador TUN / TAP do Windows.

Zabbix

Acesse em: https://www.zabbix.com/

O Zabbix é uma ferramenta de monitoramento de redes, servidores e serviços, pensada para monitorar a disponibilidade, experiência de usuário e qualidade de serviços. Mas, o que isso tem a ver com Segurança da Informação no trabalho remoto? Tudo!

Se você monitora seus ativos de rede, com certeza conseguirá trabalhar de maneira mais segura remotamente.

A ferramenta de monitoramento de redes Zabbix oferece uma interface 100% Web para administração e exibição de dados. Os alertas do sistema de monitoramento Zabbix podem ser configurados para utilizar vários métodos de comunicação, como SMS, e-mail e abertura de chamados em sistemas de helpdesk. O sistema permite ainda que ações automáticas como, por exemplo, restart de serviços sejam executados a partir de eventos.

KeePassXC

Alternativa para: LastPass

Acessível em: https://keepassxc.org/

Como você armazena suas senhas? Salva no navegador? Saiba que está correndo sérios riscos ao fazer isso. Se vai salvar as senhas desta forma, ou em arquivos de texto oferecem riscos tremendos. Por isso é bom utilizar um software para esta função.

O KeePassXC é um cofre de senhas multiplataforma que permite que você guarde todas as suas senhas em um só local. Um cofre de senhas é um programa que cria e armazena senhas para você, de maneira que você possa utilizar senhas diferentes para cada site e serviço sem ter que memorizá-las. Você precisará apenas memorizar uma senha mestre, que permitirá que você acesse suas senhas criptografadas através de um gerenciador.

Surfando na Onda

Photo by Jeremy Bishop on Unsplash

Esta seção contém principalmente softwares para você que trabalha com tecnologia. Veja cada um deles, e surfe na onda do trabalho remoto. Com certeza irá auxiliar bastante!

Gogs

Alternativa para: GitHub, BitBucket, SVN

Acesse em: https://gogs.io/

Você é desenvolvedor? Então precisa com certeza utilizar uma ferramenta de versionamento de código no dia a dia. Em trabalho remoto então, essa necessidade aumenta muito! Pois, é preciso colaborar inclusive no desenvolvimento. E o Gogs é uma excelente ferramenta para isso.

Gogs é uma forja multiplataforma baseada em git escrita em Go. Trata-se de um software livre, baixo licença MIT. Go é ligeiro e que pode funcionar sobre mapa ARM, o que faz que está adaptado ao auto-alojamento. Gogs tem uma interface site similar à de GitHub. O projeto é carregado no GIT para que todos possam vê-lo. Ou seja, é um servidor git open source o qual você pode instalar na sua casa, na sua rede, no seu servidor.

Zammad

Alternativa para: Zendesk

Acesse em: https://zammad.com/

O Zammad é um software completamente conforme com a ITIL que visa gerenciar chamados. Se você faz atendimento a clientes internos ou externos, este software irá de auxiliar no gerenciamento da fila de chamados, SLA, documentação e tudo mais. Vale a pena conferir!

Wekan

Alternativa para: Trello

Acesse em: https://wekan.github.io/

Kanban é um termo de origem japonesa que literalmente significa ‘cartão’ ou ‘sinalização’. Este é um conceito normalmente relacionado com a utilização de cartões (post-it e outros) para indicar o andamento dos fluxos de produção em empresas de fabricação em série.

E o Wekan é um aplicativo kanban de código aberto e colaborativo, que utiliza esse conceito.

Se você está mantendo uma lista de tarefas pessoais, planejando suas férias com alguns amigos ou trabalhando em equipe em sua próxima ideia revolucionária, os quadros Kanban são uma ferramenta imbatível para manter suas coisas organizadas.

Eles fornecem uma visão geral do estado atual de seu projeto e o tornam produtivo, permitindo que você se concentre nos poucos itens que mais importam.

Conclusão

Sabemos que o trabalho remoto virou realidade. Estas ferramentas podem ajudar na construção de um ambiente de trabalho melhor e mais saudável.

É importante lembrar que são ferramentas, o time precisa sempre estar engajado e comprometido. Lembro também que a pandemia vai passar, mas o trabalho remoto não.

Compartilhe este artigo com seus colegas de trabalho, vamos espalhar conhecimento!

Conhece alguma ferramenta que ficou de fora? Deixe nos cometários!

Deixe uma resposta